Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

Santos e Santas OCD

Santa Teresa de Jesus


Teresa de Jesus, também conhecida com Teresa de Ávila. Uma mulher que fala de Deus como de Alguém conhecido.

Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu em Ávila (Espanha), a 28 de março de 1515. Filha de Alonso de Cepeda e Beatriz e Ahumada, encontra acolhida e amor por parte dos pais, juntamente com seus 11 irmãos.

Aos sete anos, junto com seu irmãs Rodrigo , decide Fugir para as "terras dos mouros'' a fim de serem decapitados por Cristo ( V 1,5); mas foi uma fuga mal sucedida. Na manhã de 02 de novembro de 1535 Teresa foge novamente de casa, pois seu pai era contra sua decisão de ser monja. Ingressa na Mosteiro Carmelita da Encarnação, em Ávila. E, em 03 de novembro de 1537, faz sua profissão religiosa.


Em 1560 com a idade de 45 anos e como fruto de uma intensa evolução espiritual, Teresa, com algumas companheiras do Mosteiro da Encarnação , começou a pensar na possibilidade de fundar um convento onde pudesse viver uma vida carmelitana mais perfeita: retornar a Regra Primitiva da Ordem, vida de solidão, mortificação e oração e, especialmente, a vida fraterna. (V 32,9-10). Assim, a 24 de agosto de 1562, a exposição do Santíssimo Sacramento e o repique da campainha anunciam a Fundação do Mosteiro de São José e a tomada de hábito das quatro primeiras carmelitas descalças. ( V 36,5 ). Dona Teresa de Ahumada passa a ser Teresa de Jesus.


 Teresa Mestra de Oração

A oração ocupa papel central em sua vida e em sua doutrina. Teresa de Jesus assim define a oração

''para mim, a oração não
é senão trata de amizade, estando
muitas vezes a sós com
Quem sabemos que nos
ama''. (V8.5)


Teresa de Jesus também deixa consignado em suas obras um método completo de oração, deve percorrer a pessoa para chegar aos últimos degraus de intimidade com Deus. Aos 54 anos de idade, Santa Teresa começa a Caminhar como inquieta andarilha a fim de fundar outros mosteiros. Ao todo 17 conventos num período de 20 anos. Em 04 de outubro de 1582, morreu em Alba de Tormes (Espanha). Foi beatificada em 1614 e canonizada em 1622. Graças aos seus escritos espirituais, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970. A Ordem do Carmelo em 2013 celebrará o 5º centenário de vida desta grande Santa e se prepara estudando as Obras de sua Fundadora. As principais obras da Santa Teresa são: Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Castelo interior ( ou Moradas ), Fundações e Cartas.

São João da Cruz

Santo, Teólogo, Crente, Místico, Doutor, Poeta e Escritor.

No pequeno povoado espanhol de Fontiveros, entre Ávila e Salamanca, nasce, em 1542, um menino chamado João, filho mais novo de uma família exposta a toda sorte de intempéries do destino. É nesse ambiente permeado por dificuldades que será moldada a personalidade do pequeno João, transformando-o mais tarde em São João da Cruz, um dos maiores expoentes da fé Cristã.

O Carmelita


Revelando surpreendente vocação religiosa desde criança, João, aos 21 anos, entra para o noviciado dos Carmelitas. A partir de então revela uma extraordinária capacidade de enxergar naus além, não se deixando levar pela mentalidade do século XVI, não saturado de práticas e reflexões religiosas.


Em 1567 é ordenado sacerdote em Salamanca, provavelmente em julho; reza sua primeira missa em Medina Del Campo - acredita-se que em agosto - acompanhado de sua mãe. Nesse mesmo ano, encontra-se pela primeira vez com Santa Teresa em Medina Del Campo. João, até então é chamado Frei João de São Matias, estava descontente com a vivência na Ordem Carmelita e pensava em ir para a Cartucha, e os frades, e ele passa a ser conhecido com Frei João da Cruz. Em 1568, no dia 28 de novembro, inaugura em Duruelo, juntamente com Frei Antônio de Heredita, a vida reformada de Carmelitas Descalços: João começa uma nova vida marcada pela alegria de se viver na radical pobreza e na mais profunda alegria.

Encarcerado em Toledo

Infelizmente, apesar do reconhecimento e carinho do povo para com essa novas fundações, a iniciativa de São João e Santa Teresa não foi bem sucedida pelos Carmelitas Calçados e acabou sendo difamada. Isso gerou um processo de perseguição que culminou com a prisão de São João da Cruz na noite do dia 2 de dezembro de 1577. João da Cruz é aprisionado e tirado violentamente de sua casinha no Mosteiro da Encarnação, em Ávila. Ele é levado ao Convento dos Calçados de Toledo, onde fica recluso no cárcere conventual durante nove meses. Ali ele vivencia sua Noite Escura e compõe seus primeiros poemas místicos.

A Obra Continua


Mas o Senhor, que chamou a Teresa e a João, não abandonou Sua obra. Após a fuga de Frei João da Cruz de Toledo, ele participa do Capítulo do Carmelo Descalço, juntamente com Frei Gracian da Mãe de Deus, e o Carmelo Descalço retorna o seu crescimento, florescendo em toda a Espanha e depois Europa.

Frei João da Cruz, ao longo dos anos, mesmo sendo prior de vários conventos e orientador espiritual de vários mosteiros de Carmelitas Descalços, vai aprofundando sua experiência do mistério do Amor Divino. Quando participa pela última vez do Capítulo Geral da Ordem do Carmelo Descalço, João pensa em partir como missionário para o México, mas em 1591 acontecerem seus últimos sofrimentos e no dia 28 de setembro vai doente para o Convento de Úbeda, onde passa os últimos meses de sua vida. Á meia-noite do dia 13 para o dia 14 de dezembro de 1951, João morre santamente em Úbeda, aos 49 anos de idade.

A Doutrina Espiritual de São João da Cruz.
A doutrina de São João da Cruz é plenamente fiel á antiga tradição: o objetivo do homem na terra é alcançada a "Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor". A contemplação não é um fim em si mesma, mas deve conduzir ao amor e à união com Deus pelo amor e, por último deve levar à experiência dessa união à qual tudo se ordena. "Não há trabalho melhor nem mais necessário que o amor", disse o santo. ''Somos feitos para o amor". "Assim como o Pai e o Filho estão unidos pelo amor, assim o amor é o laço da união da alma com Deus."
Obras Espirituais
  • Escritos Breves:
  • Poesias;
  • Ditos de Luz e de Amor e outros avisos;
  • Recomendações e quatro avisos a um religioso;
  • Cartas.
Obras Maiores
  • Subida do Monte Carmelo;
  • Noite Escura;
  • Cântico Espiritual;
  •  Chama de Amor Viva.
             

 Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face



Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, no dia 2 de janeiro de 1873. Filha mais nova de uma família católica praticante, justamente com suas irmãs, foi educada nos valores cristãos de acordo com o costume da época. Após a more de sua mãe Zélia Martin, muda-se com seu pai, Luís Martin, e suas irmãs para a cidade de Lisieux. Nessa cidade, teresa e suas irmãs continuam a ter uma vida permeada pelos valores cristãos, cultivados por seu pai e seus tios maternos, os Guérin. Com uma infância sob a graça de Deus, Teresa cresce e se fortalece espiritualmente, já que possuía uma saúde pouco debilitada, e consegue superar as adversidades que a vida lhe impôs. Com a entrada de sua irmã continuam a ter uma vida permeada pelos valores cristãos, cultivados por seu pai e seus tios maternos, os Guérin.

Com sua infância sob a graça de Deus, Teresa cresce e se fortalece espiritualmente, já que possuía uma saúde um pouco debilitada, e consegue superar as adversidades que a vida lhe impôs. Com a entrada de sua irmã, Paulina, no Carmelo de Lisieux, Teresa descobre sua vocação e decide também entrar para o Carmelo.

Com um forte relacionamento e apoio da então superiora, Madre Maria de Gonzaga, Teresa luta para conseguir realizar esse seu sonho, que ela compreende ser a vontade de Deus. Depois de passar por longa espera e por diversas dificuldades para atingir seu objetivo, aos 15 anos de idade e com um profundo amor a Maria - que em sua vida teve um papel relevante -, Teresa é então autorizada a entrar no Carmelo para lá poder salvar as almas para Deus. No di 9 de abril de 1888, as portas do Carmelo se abrem para Teresa. Sua via no Carmelo Teresiano foi rica em fatos e acontecimentos. Teresa do Menino Jesus é fortemente provada no crisol da humilhação, porém consegue responder aos apelos do Senhor para fazer sua vontade. No dia 9 de junho de 1895, em sua culminância da vida espiritual, no dia da Ssma Trindade, Teresa oferece, a si mesma, ao Amor misericordioso, como vítima de holocausto, para salvação das almas

"não vejo mais o sinal dos meus pecados,
o ardor divino a todos apagou".

Teresa foi designada no Carmelo mestra de noviças e de forma muito sábia, ajuda as suas irmãs a crescerem espiritualmente. No "deserto" do Carmelo, Teresa constrói uma doutrina espiritual sólida e acessível a todos os que desejam viver no recolhimento. Como um gigante, ela é inflexível em sua vontade de amar, ela acredita no amor, no grande amor gratuito, naquele amor que não exige publicidade. 
Sem o desejo de sê-lo, Teresa, se tornou uma grande escritora e poetisa. A pedido de suas irmãs, nos deixou como legado de sua espiritualidade três manuscritos que formam o livro "História de uma Alma", várias poesias e outros escritos que enriquecem a literatura espiritual. 

Consciente de que seus escritos poderiam ajudar a muitos no caminhos da vida espiritual, Teresa se encontra sempre em um "campo de batalha com as armas na mão". Em uma série, a longa noite espiritual, ela se aproxima de Deus na fé. Imersa no amor misericordioso de Deus, Teresa deseja fazer tufo para salvar almas para o Senhor, sente em seu coração todas as vocações, mas descobre que na Igreja do seu Amado ela tem um lugar que lhe é próprio, o Amor, a força motora da vida.

Com 24 anos de idade e maturidade espiritual já adulta, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, no dia 30 de setembro de 1897, vai de encontro ao seu Amado Deus, para lá " continuar cantando as misericórdias do Senhor eternamente" e " passar o seu céu fazendo o bem na terra".


Seus escritos levaram a mensagem do amor de Deus a todo o mundo, Em 29 de abril de 1823, Pio XI proclama Teresa "bem-aventurada", a 17 de maio de 1925, dá-se sua canonização; a 14 de dezembro de 1927, é proclamada Padroeira das Missões; foi ainda declarada doutora da Igreja Universal pelo Beato João Paulo II. Deixou um doutrina espiritual segura e possível de ser seguida por todos aqueles que amam a Deus.



"Óh Jesus meu Divino Esposo, meu amor que eu nunca procure e nunca encontre senão a Ti, que as criaturas não sejam nada para mim...

Beata Elisabete da Trindade


Na manhã de domingos do dia 18 de julho
de 1880, Elisabete Cartez nasce no campo militar
de Avor - França.




Em 15 de abril de 1891
recebe a primeira comunhão.
Durante uma visita ao
Carmelo, a priora revela o
significado do seu nome Elisabete:
Casa de Deus.





Em 1894, sente-se atraída para a
vida contemplativa do Carmelo, faz
 de modo partircular o voto de
virgindade.
E nesse mesmo ano recebe o prêmio
do Conservatório de Música, arte que revela
sua perspicacaz capacidade.











No ano de 1897 confidencia à sua mãe o desejo
de ser carmelita. No primeiro momento, sua mãe nega
a permissão, porém Elisabete continua
a cultivar sua vocação.
A Carmelita



Em 2 de agosto de 1901, Elisabete entra para o Carmelo Descalço de Dijon.

Recebe o hábito religioso e o nome de Irmã Elisabete da Trindade.

No fim de março de 1906, cai enferma de uma grave doença que a consome rapidamente. Durante o verão deixa por escrito as anotações de seus últimos retiros: "Como encontrar o céu sobre a terra" e "Último retiro de Laudem Gloriae".






A Doutrina Espiritual

Essa jovem carmelita, falecida aos 26 anos de idade, após viver cinco anos no convento, fez uma profunda experiência da espiritualidade carmelitana. Buscou na Sagrada Escritura, sobretudo nos escritos de São Paulo e de São João da Cruz, o fundamento de sua vida espiritual. Elisabete não escreve sua doutrina espiritual por imposição de um diretor espiritual ou a pedido de seu confessor. Essa jovem do século XX foi o primeiro fruto de "História de uma Alma", escrita por Santa Teresinha. Os escritos de Elisabete, por sua vez, são de grande importância, sobretudo porque nos dão testemunho de uma grande experiência de Deus. Sua doutrina espiritual se destina a todos, pois trata de valores essenciais da santidade.


Obras Espirituais

  • O céu na terra;
  • A grandeza da nossa Vocação;
  • Último retiro;
  • Deixa-te amar;
  • Cartas do Carmelo;
  • Diário;
  • Notas íntimas;
  • Poesias. 
"Naturalmente ser apóstolo, ter uma alma apostólica, impõe de si uma maior proximidade e intimidade com Deus. O apóstolo deve doar aquilo que está sempre a receber e então, jamais pode afastar-se da nascente".



3 comentários:

  1. É BOM CONHECER ALGO SOBRE OS DOUTORES DA IGREJA E DO CARMELO. DESEJO ADQUIRIR OS PRINCIPAIS LIVROS DE SANTA TERESA, SANTA TERESINHA E SÃO JOÃO DA CRUZ.

    ResponderExcluir
  2. Obra de relevante conhecimento Cristo

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado pelo Carmelo, embora casado há 44 anos mais sempre fiz retiro fechado e Terezinha de Jedus e Tereza D,Ávila me ajudaram muito com Inês minha esposa no matrimônio.

    ResponderExcluir