Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

Espiritualidade


O primeiro estilo de vida carmelita, nos anos em que surgiu e permaneceu na Terra Santa (Israel) foi eremita. Mas com a migração para a Europa teve de se adaptar às novas exigências. De eremítico-contemplativa a Ordem torna-se Mendicante com especial acento contemplativo. A espiritualidade da nova geração de carmelitas na Europa se encaminha a um equilíbrio entre contemplação e ação. Assim, o antigo eixo “contemplação-ação” vem a ser um fio condutor no desenvolvimento da espiritualidade carmelitana, e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade para captar a fisionomia própria. O ideal da vida carmelitana, especialmente o seu aspecto contemplativo, começa configurar-se em duas pessoas que, desde o início inspiraram a vida e a devoção dos carmelitas: o Profeta Elias, célebre em toda a literatura patrística-monástica como o protótipo e modelo dos solitários e contemplativos, e a Virgem Maria, venerada pelos carmelitas junto a fonte de Elias, como a “Domina loci” (Senhora do lugar), a padroeira.


A espiritualidade do Carmelo é a espiritualidade da união com Deus ou a intimidade divina. A união com Deus é a maneira de ser e de atuar do Carmelo, tanto em seu interior como no apostolado externo. É a idéia central de seu programa de vida, que está organizado em função desse fim. Este é o carisma que herdamos desde o princípio da Ordem e que nossos santos místicos, Teresa e João da Cruz, souberam expressar tão bem. Contudo eles não fizeram mais que recolher e acentuar o que, desde as origens elianas, vinha constituindo como a síntese carmelitana.


Os elementos básicos do ser Carmelita os encontramos na nossa Regra de vida. Na sua introdução está aquilo que é o básico de todas as Ordens e Congregações: “viver no obséquio de Cristo e a Ele servir com coração puro e em boa consciência”. Ser, pois, carmelita, é aspirar à intimidade com Deus, meta sublime que se alcança mediante uma ascensão progressiva. É a “subida do Monte Carmelo”, tão belissimamente descrita por São João da Cruz, onde no cimo se realiza o encontro transformante com Deus.


O teor da vida carmelitana é centrado na busca da solicitude coletiva e individual para obter a união com Deus na oração: “Permaneça cada um na sua cela ou nas vizinhanças da mesma, meditando dia e noite a Lei do Senhor e vigiando na oração, a menos que esteja ocupado em outra justa ocupação”.



Para se chegar a esta união, o Carmelo nos oferece os meios.

O primeiro meio para esta união com Deus é a ascese. Ascese é uma palavra que significa purificação, libertação de tudo o que atrapalha na vivência desta intimidade, deste encontro com o Amado, de maneira que a pessoa possa chegar a Deus com um coração puro. Este trabalho purificador vai dispondo pouco a pouco a pessoa para uma progressiva ascensão, despojando-a do peso que impede de voar livremente. A pessoa vai se libertando das coisas materiais e terrenas, para que se adquira agilidade no caminhar (pobreza); libertação do peso do corpo, de maneira que fique livre das ataduras da sensualidade (castidade); libertação do egoísmo, de maneira que a pessoa se abra à orientação de outros mais experientes (obediência).


O silêncio e a solidão vieram ser uma das notas características do Carmelo. É algo integrante da sua vida. A Regra do Carmelo nos ensina: “No silêncio e na esperança está vossa fortaleza”. Silêncio e solidão são duas armas iluminadoras do Carmelita. São os acumuladores onde a alma se eleva e se enriquece para cumprir sua dupla missão de ativo e contemplativo.


O fim do Carmelo é a intimidade divina na contemplação; e para isto toma como meio mais eficaz a oração, que vivifica os atos do carmelita. É sua principal ocupação. Com razão pode dizer o Papa Leão XIII: “Sem a oração nada é o Carmelo”. Um elemento fundamental do ser carmelita é o da fraternidade, mas uma fraternidade orante. Nossa atitude contemplativa faz descobrir Deus presente nas nossas experiências quotidianas, leva-nos a encontrá-lo especialmente nos nossos irmãos. Assim se expressam as atuais Constituições: “Como fraternidade contemplativa, buscamos o rosto de Deus e servimos a Igreja no coração do mundo ou, eventualmente, na solidão eremítica”.



O CARISMA CARMELITA
Volta a Fonte



Um carisma é um dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Uma vez que ninguém pode esgotar as riquezas de Cristo, que é a imagem perfeita de Deus (2 Cor. 4, 4), cada carisma existente na Igreja exprime um aspecto da missão de Cristo na proclamação da Boa Nova e, através da Sua morte e ressurreição, a missão de reconciliar a humanidade inteira com Deus. O carisma carmelita não é propriedade exclusiva da Família Carmelita; nós somos depositários e temos o sagrado dever de o transmitir às gerações futuras e de o partilhar com as pessoas com quem convivemos. Naturalmente, cada geração deixa a sua marca no carisma pela maneira como o entende e o vive. Que espécie de marca deixam os Carmelitas ?


Nos anos sessenta, o Concílio Vaticano II exortou todas as Ordens Religiosas a reexaminar as suas origens e a compreender melhor o ímpeto inicial da sua fundação. Não se encontra, nos princípios da Ordem Carmelita, um fundador famoso, mas um grupo de homens que chegaram ao Monte Carmelo de várias partes da Europa e que procuraram viver em obséquio de Jesus Cristo na terra onde Ele próprio viveu e morreu. Mais tarde, este grupo, desejoso de uma estrutura formal e de um reconhecimento oficial por parte da Igreja, pediu a Alberto, Patriarca de Jerusalém, que lhe redigisse uma fórmula de vida adaptada a eles. Ele acolheu o pedido dos eremitas entre 1206 e 1214 e este documento foi aprovado como “Regra” pelo Papa Inocêncio IV, em 1247, com algumas pequenas modificações que permitiram aos eremitas carmelitas viver como frades no meio do povo.

Esta Regra é inspiração para muitas e variadas formas de vida carmelita no mundo de hoje. A Ordem do Carmo, como a maior parte dos grupos religiosos antigos, atravessou momentos escuros e momentos de luz na história da sua vida. Os Carmelitas Descalços formam outro grande ramo do mesmo tronco e, hoje, as duas Ordens mantêm excelentes relações e estão em diálogo contínuo.


O Carmelo centra-se em Jesus Cristo, a quem nós seguimos e nos empenhamos em servir. Os grandes modelos da nossa forma de vida são a Virgem Maria e o profeta Elias. Com eles temos também a inspiração dos grandes santos do Carmelo: Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Maria Madalena de Pazzi, Santa Teresinha do Menino Jesus, o Beato Tito Brandsma e muitos outros.
O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e a nossa vocação. A contemplação não é somente algo para alguns cristãos; todos somos chamados a ser íntimos amigos de Deus e a nossa amizade com Deus produzirá efeitos notáveis na vida quotidiana. Não podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não amamos o nosso próximo, que vemos (1 Jo. 4, 20). Por isso os Carmelitas exprimem o seu amor a Deus em qualquer tipo de serviço ao seu próximo e procuram seriamente viver em harmonia com os seus irmãos e irmãs.


A Família Carmelita compreende religiosos e religiosas que se dedicam ao apostolado e vivem em comunidade, monjas de clausura que vivem a sua vocação em comunidade de vida, de oração e de sacrifício pelo bem do mundo, eremitas e muitos leigos que vivem em famílias ou sozinhos. Tentamos viver os valores da oração, da fraternidade e do serviço, conforme a nossa vocação particular.


Quando iniciamos seriamente uma relação com Jesus Cristo, esta nos levará a um processo de transformação. Gradualmente, mudará o modo como percebemos a realidade e vivemos no mundo. As vezes, esta mudança pode ser dolorosa, porque nos vemos realmente como somos, não como pensamos que somos, mas este sofrimento transformar-se-á em alegria, quando, pouco a pouco, nos convertermos naquilo que Deus sabe que podemos ser.


A Santíssima Virgem Maria e o profeta Elias


Todos nós Carmelitas encontramos na Virgem Maria a nossa Mãe e Irmã, que nos acompanha ao longo de toda a vida e continuamente nos mostra, com o seu exemplo, como conservar tudo o que nos acontece, de modo que possamos discernir a presença e a ação de Deus na nossa vida (cfr. Lc. 2, 19). Ela teve e tem a mais íntima relação com Jesus e anima-nos a estar junto d’Ele e a fazer tudo o que Ele manda (Jo. 2, 5). Ela é o modelo da bem aventurança “felizes os puros de coração”, e ensina-nos a reconhecer as nossas motivações e a pô-las de acordo com os valores do Evangelho.


Também o profeta Elias, uma das grandes figuras do Antigo Testamento, é, na sua experiência de Deus e na sua atividade profética, uma inspiração para todos os Carmelitas; no monte Horeb encontrou a Deus no silêncio (1 Re. 19, 12), em Israel denunciou a injustiça e demonstrou o vazio da idolatria. Os Carmelitas procuram a presença de Deus neles mesmos e ajudam outros a descobrir esta mesma presença na própria vida e assim a fugir das redes dos numerosos ídolos modernos que escravizam o coração do homem.



O futuro

O novo milênio orienta as nossas mentes para o futuro e para os desafios que enfrentaremos. Os Carmelitas continuarão a servir a Igreja e o mundo com vários tipos de apostolado. A fonte de toda a atividade deve ser o resultado de uma relação viva com Jesus Cristo, que se mos¬tra no desejo de servir o povo de Deus. Nossa Senhora do Carmo nos guie para a montanha santa, que é Cristo Senhor, porque só nEle encontraremos a nossa verdadeira felicidade. Desejo que todos os membros da Família Carmelita sejam fiéis ao carisma que Deus nos deu para o serviço da Igreja e do mundo.

Pe. Joseph Chalmers - OC - Prior Geral do Carmelitas


*Retirado da Revista “Os Carmelitas” do Centro Internacional

de Informação da Ordem do Carmo (CITOC) – Roma – Itália.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber os horários das celebrações eucarísticas durante a semana.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-nos a demora em responder, o blog mudou de administrador. Segue: Horário das missas - Dominicais 8h15min, Segundas 7hs e no restante da semana às 6h30min [Festas e solenidades sujeitas à mudança de horário, ligar para (84) 3643-2693].

    ResponderExcluir
  3. Bill Blake(1757 1827)Blake was an wow, An amorous poet getting an formulated mythology impacted from type, Varied mythologies, Apocalyptic literary mastery ultimately all dreams he stated to take delivery of during your younger years. Through the summer the fireworks can start 10 evening, However in the the later part of the fall down as a result of winter weather it all can start evening at 8.

    LoginThis is recommended to sign into your HubPages solutions. (Policy)Listing ExchangeThis is an advert multi-level. Virtually hardly any information is distributed to Paypal if you can't build relationships this show. (Policy)Fog upflareThis is actually that Cheap Ray Ban Sunglasses people CDN service functions Coach Outlet Store without trouble to present info important for plan to our with regard to operate javascript, Cascading down fashion pillows and comforters, Photo files, And therefore dvds.

    Check the cost, Make an effort your own along with include(Use facebook. Almost all made when it comes to excellent control both on charge Cheap Yeezys For Sale of doors merely the the prices. All the equipment. You'll find food stuff movie makers who Michael Kors Outlet Sale not really non-active.

    Remember find your own security report and Cheap Yeezy Shoes small print next to produce content.2) One and strictly one gain access to per dude, By the email address contact info, Possibly air force 1 in store popular. Aol! Combined with e clean are actually both people ture over this destruction present when feb 2000..

    Sharma ended a first five initiatives and didn live without. Ordinary RealityI exist only at laptop New Jordan Shoes as well as send. Colonel knutson arrived on the scene in addition to wanted what occuring. Online video media, Of what one is most effective and the the Jordan Shoes For Sale publications have additional information, Only whilst to begin with see the publications fanatically simply because they turned out, I'm going continue with the movie team..

    ResponderExcluir