Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

sábado, 16 de agosto de 2014

Missa de noviciado

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Irmãos e irmãs,
neste domingo das vocações convidamos todos para a missa às 8hs30min, nossa querida postulante irá receber o hábito neste dia iniciando seu noviciado. Rezemos por sua vocação e perseverança.

Seu nome agora é Ir. Maria da Eucaristia! Como prometido aí está sua foto.

Deus os abençoe!

(Postagem atualizada em 18/08/2014)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mês das vocações

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Irmãos, neste mês de agosto comemoramos em nossa Igreja o mês das vocações. E não é novidade falar de vocação neste blog – Releiam nossas duas postagens sobre o assunto: discernindo a vocação e discernimento no Carmelo –, agora retomaremos ao assunto de uma maneira geral, já que nossa Igreja é rica em vocações.

Ao longo da história (bíblica) pode-se observar que Deus chama os homens (profetas, apóstolos, mulheres) e tal iniciativa requer uma resposta livre a quem chama. Hoje, Nosso Senhor continua a chamar a todos, cada um em sua condição, e seja qual for a vocação temos que ter em mente que primeiro somos chamados à vida e à santidade.

Como batizados, tornamo-nos seguidores de Cristo e não devemos nos contentar apenas com essa condição, já que Cristo veio ao mundo para servir, não podemos nos acomodar e esperar que o Reino dos Céus seja algo que não requer muito esforço, e sim aquele tesouro precioso citado na parábola do Evangelho pelo qual perdemos tudo só para possuí-lo. Diante disso, devemos procurar escutar este Senhor que nos chama para buscar o Reino em nossa vocação específica e na santidade.

A vocação é o encontro mútuo daquEle que ama e do que busca amor, Deus e o homem. E a exemplo de Cristo serviremos a Deus, a nossos irmãos e a nossa Santa Igreja, vejamos os estados de vida:

Vocação Laical (matrimônio/ celibato/ solteiro): Cada um é convidado a ser apóstolo pelo testemunho de vida, anunciador do Reino dos Céus exercendo suas funções temporais. De acordo com o Concílio Vaticano II a função do leigo é “contribuir para a santificação deste mundo”.

Ministério Ordenado (Diácono/ Padre/ Bispo): “É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. ‘Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura.’” (Fonte: catequizar.com.br)

Vocação Consagrada (Irmão(ã) religioso/ vida ativa ou contemplativa): Os religiosos são chamados a testemunhar a Cristo em suas vidas vivendo nos votos que a Igreja concede de pobreza, castidade e obediência em sinal de que esta vida passa. “Com a pobreza vivem livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e os irmãos. Com a castidade vivem o amor sem exclusividade às criaturas e amando a Deus acima de tudo, sendo sinal do mundo futuro que há de vir. Com a obediência imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.” São as disponibilidades vivas do Pai já neste mundo!

Eu poderia me deter em muitas linhas falando sobre vocação, em especial a consagrada, sinto uma alegria muito grande neste abençoado mês da Igreja e em escrever sobre tal aqui, mas sou suspeita já que é um blog vocacional! Que vocês leitores possam rezar por toda nossa família Carmelitana, em especial aqui de Natal, e por nosso Clero. Para que Nosso Senhor envie mais operários para a messe. Nem todos tem coragem de responder ao chamado de Deus, principalmente neste tempo em que vivemos, de fato hoje, o nascimento de uma vocação torna-se um milagre de Deus e a prova de sua existência. E não é à toa que Nosso Santo Padre Francisco irá proclamar para a Igreja o Ano da Vida Consagrada, rezemos por nossa Igreja e aguardemos as palavras do Santo Padre. Deus os abençoe!