Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Discernimento no Carmelo e etapas de formação

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Como prometido, eis a explicação de como fazer discernimento vocacional no Carmelo, e também as etapas de formação que a candidata irá se submeter. Segue a explicação de nossa Mestra de Noviças:


"A vocação é um dom de Deus. Ele nos chama e nos capacita para viver tal vocação na santidade."

"Ser Carmelita é ser Maria!"

Para um discernimento vocacional para o Carmelo é necessário um contato com as irmãs: Cartas, e-mails, telefonemas e visitas ao Carmelo. Após isso um acompanhamento pessoal que é feito pela Madre e pela Mestra de noviças. O tempo desse acompanhamento depende da caminhada de cada pessoa.

Após esse período de discernimento, faz-se uma Experiência: Aspirantado de 1 a 3 meses, em que a candidata fará uma experiência na clausura num convívio com as irmãs. Após esse período a candidata passa 15 dias com a família e retorna para iniciar sua etapa de formação na Vida Carmelitana, essa formação, chamada de formação inicial consiste em:
Postulantado - de 1 ano a 1 ano e meio.
Noviciado - 2 anos.
Profissão temporária - 3 anos.
Após essas etapas a Profissão Solene, onde se faz os votos perpétuos. Na realidade essa formação inicial é uma preparação para a chamada formação permanente, pois a vida da Carmelita é uma contínua formação: O Deixar-se formar pelo Senhor.

Contato: carmelo.natalrn@hotmail.com

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Discernindo a vocação

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando falamos em vocação, sobre o que você pensa? A palavra vocação vem do latim [vocare] que significa "chamado". E ao associarmos isso com nossa vida de cristão, já parou para pensar e perguntar a Nosso Senhor, o que Ele quer de você e a que Ele te chama? Lembrando que para haver um chamado é necessário haver uma escuta, pensando nisso, segue abaixo 4 conselhos para discernir a vocação escritos pela Pastoral Vocacional de Formosa - GO:


"1º Conselho – Oração
A oração é elemento essencial de uma vocação. Para bem discernir é preciso também dedicação à vida de oração e encontro com Jesus. Oração é o exercício da alma que busca a Deus. Pedir ao Senhor as luzes do seu Divino Consolador para que possamos ser iluminados no discernimento da nossa vocação. Vale mais dedicar-se em oração do que mil obras nessa terra. Tire tempo para rezar. Tenha práticas de devoção Mariana como à reza do Santo Rosário. Faça momentos de adoração e participe da Santa Missa sempre que puder. Não pare naquilo que é dever, vá além do que lhe é pedido. A oração é como a lanterna nos mostrando o caminho. Sejamos homens de oração

2º Conselho – Vida Comunitária
Um elemento importante para a Vocação está presente na vida comunitária. Aquele que almeja uma vocação deve estar presente e ser participante da vida comunitária, de maneira que possa viver a fraternidade e o dom do outro, que é a imagem de Cristo. É preciso uma vivência comunitária para poder estar apto a missão e ao acolhimento. Essa vivência deve ser ainda mais especial para aqueles que buscam uma especial consagração ao Senhor. O vocacionado deve estar atento para viver em comunidade na busca do diálogo, da partilha, do perdão e da caridade. Contudo, isso não está somente válido para as vocações de especial consagração, também os que almejam o matrimônio devem estar preparados a viver a vida de comunidade como momento de especial predileção para a partilha e a prática das virtudes.

3º Conselho – Direção espiritual.
Os bons amigos procuram sempre o nosso bem e nos encher das mais intensas alegrias que vem de Deus. O que dizer então do amigo de nossa alma? O diretor espiritual é o amigo que nos ajuda na busca da Santidade de vida. A Direção espiritual é também um forte impulso para aqueles que buscam uma vocação. O diretor espiritual é aquele que nos ajuda a amadurecer na fé e na experiência do encontro com Cristo. Procure um diretor espiritual que seja de sua confiança e que conduza você aos caminhos da santidade de vida. Não tenha reservas com ele, diga todos os seus anseios, medos alegrias e dúvidas. São Josemaría Escrivá dizia que: “Quem oculta ao seu Diretor uma tentação, tem um segredo a meias com o demônio. – Fez-se amigo do inimigo”. A sinceridade e a busca da verdade são elementos indispensáveis para sermos bons dirigidos.

4º Conselho – Escutar outros vocacionados.
Converse com vocacionados que já estão mais maduros em sua caminhada vocacional: bispo, padres, seminaristas. Etc. Escute suas histórias e suas expectativas. Ouvir outros vocacionados é uma maneira de também responder a muitos questionamentos, medos e anseios que estão em nosso coração. Pergunte! Faça questionamentos para estes irmãos e procure saber mais sobre os lugares de formação e a vida de cada comunidade que você almeja ser participante. “Ir, escutar e incendiar o coração”."



Já pensou em ser Carmelita? Entre em contato com as irmãs, e elas esclarecerão suas dúvidas. Em breve postaremos sobre como é feito o discernimento vocacional no Carmelo, e as etapas de formação das irmãs. Deus os abençoe!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Maio, mês de Maria

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

"O Carmelo é todo de Maria!", visto que não podíamos deixar de homenageá-la e falar um pouco dela neste início de mês. Jesus nos entregou Sua Mãe tão querida quando estava ainda na cruz, naquele gesto de entregá-la a João entregou a todos nós, e ao entregar João a ela, assim deixou a Santa Igreja e toda a humanidade em seus braços (Jo 19, 26-27).

A Virgem Santíssima é Mãe de Deus (dogma de fé da Igreja), e é venerável desde os primeiros cristãos. Possui vários títulos conforme a devoção de cada povo, ou cidade de aparição. Cada um desses títulos é dado para estarmos mais próximos dela: "consoladora dos aflitos, desatadora de nós, bom parto, das virgens..."

E apesar de ter sido assunta aos Céus, não deixou de guiar a Igreja ao Seu Filho, Jesus. Ao longo da história da Igreja e humanidade, fez várias aparições. A mais famosa foi aos Pastorinhos de Fátima, em que ela convidava a oração e continuar a pedir (rosário), entre outras coisas.

Nossos grandes santos(as) e doutores(as) da Igreja, tinham grande devoção pela Mãe de Jesus. São Pio de Pietrelcina se referia a ela como sua "Mamãe do Céu", São João Bosco seguiu sua vocação por causa da "Virgem Auxiliadora" a quem se entregou durante toda sua vida. Nossa Santa Madre Teresa D'Ávila entregou toda a sua fundação nas mãos dela, "o Carmelo é todo de Maria". E nossa pequena doutora, Sta. Teresinha do Menino Jesus dizia:



"Oh! Maria! Se eu fosse Rainha do Céu e Tu fosses Teresa, eu queria ser Teresa a fim de que tu fosses a Rainha do Céu."


E costumava dizer que tinha muita sorte em ter a Santíssima Virgem, mas a própria Virgem não tinha a sorte de ter uma outra Virgem Maria! Que possamos nos entregar a Nossa Senhora, não só neste mês de maio, mas fazer como os santos(as) e entregar a ela toda a nossa vida. Que a Virgem do Carmelo os abençoe!