Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Convite - Feirinha Carmelitana


Queridos Irmãos e Irmãs,
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Convidamos a todos para participarem da Feirinha Carmelitana, no próximo domingo (dia 27) após a missa em nosso Carmelo.

Contamos com sua presença e participação para contribuir na construção de nosso mosteiro.

com nossas orações,
Monjas Carmelitas Descalças - Carmelo de Natal-RN

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Páscoa

O que é páscoa? Páscoa significa "passagem", desta vida para uma vida eterna junto a Nosso Senhor. Como cristãos, a liturgia nos convida a celebrar a ressurreição de Jesus (Jo 20, 1-18) com alegria, também com uma proposta de conversão. Jesus libertou-nos do pecado pela Sua Paixão, deu-nos a vida eterna com Sua morte. Com Ele, também ressuscitamos para uma vida nova, sem mácula.

"A ressurreição dos mortos foi revelada progressivamente por Deus ao seu povo. A esperança na ressurreição corporal dos mortos impôs-se como consequência intrínseca da fé num Deus criador do homem todo, alma e corpo. O Criador do céu e da terra é também Aquele que mantém fielmente a sua aliança com Abraão e a sua descendência. É nesta dupla perspectiva que começará a exprimir-se a fé na ressurreição. Nas suas provações, os mártires Macabeus confessam:
«O Rei do universo ressuscitar-nos-á para uma vida eterna, a nós que morremos pelas suas leis» (2 Mac 7, 9). «É preferível morrermos às mãos dos homens e termos a esperança em Deus de que havemos de ser ressuscitados por Ele» (2 Mac 7, 14) (562)." (CIC 992)
Vejamos mais informações sobre este tempo da Igreja em que logo iremos celebrar:

"O tempo pascal compreende cinquenta dias (em grego = "pentecostes"), vividos e celebrados como um só dia: "os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como se se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande domingo" (Normas Universais do Ano Litúrgico, n 22). 

O tempo pascal é o mais forte de todo o ano, inaugurado na Vigília Pascal e celebrado durante sete semanas até Pentecostes. É a Páscoa (passagem) de Cristo, do Senhor, que passou da morte à vida, a sua existência definitiva e gloriosa. É a páscoa também da Igreja, seu Corpo, que é introduzida na Vida Nova de seu Senhor por envio do Espírito que Cristo lhe deu no dia do primeiro Pentecostes. A origem desta cinquentena remonta-se às origens do Ano litúrgico. 

Os judeus tinha já a "festa das semanas" (ver Dt 16,9-10), festa inicialmente agrícola e depois comemorativa da Aliança no Sinai, aos cinquenta dias da Páscoa. Os cristãos organizaram rapidamente sete semanas, mas para prolongar a alegria da Ressurreição e para celebrar ao final dos cinquenta dias a festa de Pentecostes: o dom do Espírito Santo. Já no século II temos o testemunho de Tertuliano que fala que neste espaço de tempo não se jejua, mas que se vive uma prolongada alegria. 

A liturgia insiste muito no caráter unitário destas sete semanas. A primeira semana é a "oitava da Páscoa', em que já por irradiação os batizados na Vigília Pascal, eram introduzidos a uma mais profunda sintonia com o Mistério de Cristo que a liturgia celebra. A "oitava da Páscoa" termina com o domingo da oitava, chamado "in albis", porque nesse dia os recém batizados deponían em outros tempos as vestes brancas recebidas no dia de seu Batismo.

Dentro da Cinquentena se celebra a Ascensão do Senhor, agora não necessariamente aos quarenta dias da Páscoa, mas no domingo sétimo de Páscoa, porque a preocupação não é tanto cronológica mas teológica, e a Ascensão pertence simplesmente ao mistério da Páscoa do Senhor. E conclui tudo com a vinda do Espírito em Pentecostes.

A unidade da Cinquentena que dá também destacada pela presença do Círio Pascal aceso em todas as celebrações, até o domingo de Pentecostes. Os vários domingos não se chamam, como antes, por exemplo, "domingo III depois da Páscoa", mas "domingo III de Páscoa". As celebrações litúrgicas dessa Cinquentena expressam e nos ajudam a viver o mistério pascal comunicado aos discípulos do Senhor Jesus.

As leituras da Palavra de Deus dos oito domingos deste Tempo na Santa Missa estão organizados com essa intenção. A primeira leitura é sempre dos Atos dos Apóstolos, a história da igreja primitiva, que em meio a suas debilidades, viveu e difundiu a Páscoa do Senhor Jesus. A segunda leitura muda segundo os ciclos: a primeira carta de São Pedro, a primeira carta de São João e o livro do Apocalipse."

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/pascoa/06.htm

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Programação da Semana Santa 2014


Irmãos e irmãs,
as Monjas Carmelitas de Natal convidam a todos para a programação da Semana Santa, segue os horários:

Dia 13 – Domingo de Ramos Santa Missa às 8:15hs
Segunda - às 7hs
Terça e Quarta – às 6:30hs

Tríduo Santo

Dia 17 – Quinta-feira Santa – Ceia do Senhor - Santa Missa às 17hs

Dia 18 – Sexta-feira santa – Função Litúrgica às 17hs

Dia 19 – Sábado Santo – Vigília Pascal às 19:30hs


Dia 20 – Domingo de Páscoa
Santa Missa às 9hs