Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

sábado, 26 de maio de 2012

Pentecostes

"Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia". 


No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.

Quem é o Espírito Santo? 

O Prometido por Jesus: "[...] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). 

Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho [...]" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.


Nomes, dons e frutos do Espírito Santo:


A Bíblia contém um conjunto de expressões que aludem a uma “realidade divina” nas quais creem o judaísmo e  o cristianismo. Eis uma lista dessas expressões:
Espírito Santo, Espírito de Santidade, Espírito de Deus, Espírito Santo de Deus, Espírito da Verdade, Espírito Reto, Espírito Generoso, Espírito de Cristo, Espírito de Adoção, Mente de Cristo, Espírito do Senhor, Senhor Mesmo, Espírito de Liberdade, Dedo de Deus, Paráclito.

De todas elas, "Espírito Santo" é a expressão principal, a mais conhecida e a que mais se usa no cristianismo. O Livro da Sabedoria caracteriza este Espírito nos seguintes termos:

Espírito inteligente, santo, único e múltiplo, sutil, ágil, penetrante, imaculado, claro, inofensivo, agudo, livre, benfeitor, estável, seguro, tranquilo, todo-poderoso, onisciente, que penetra em todos os espíritos inteligentes puros e sutis. (Sb 7:22-23)
Existe uma citação do profeta Isaías onde se enumeram os "dons do Espírito Santo": 

Espírito de sabedoria, inteligência, conselho, força, ciência, piedade, temor de Deus. (Isaías 11:2)
Estes dons se completam com os "frutos do Espírito" que aparecem na Epístola aos Gálatas:
... caridade, gozo, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. (Gl 5, 22-23)
Todos estes “nomes”, “dons” ou “frutos” vão implícitos na expressão “Espírito Santo” e fazem dela uma noção teológica muito rica. Apesar desta diversidade de nomes, na teologia cristã se diz, sem dúvida, que não existe mais que um e um mesmo Espírito, consideração para que os teólogos apresentem uma citação de Paulo em 1Co-12:4

Os frutos


Na teologia cristã, se diz que a proximidade do Espírito Santo induz na alma uma série de hábitos benéficos que se conhecem como “frutos do Espírito” e que vêm enumerados na Epístola aos Gálatas: "caridade, gozo, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (Gl 5, 22-23 Vulgata)
Os frutos são produtos dos dons do Espírito. Os frutos são atos virtuosos e se distinguem pela alegria que causam em quem os realiza. O número de nove citados no Novo Testamento é só simbólico, pois, como afirma Tomás de Aquino, "são frutos de qualquer obra virtuosa na qual nos deleitamos".

Espírito de profecia


A teologia cristã e a judaica afirmam que o Espírito Santo inspirou os profetas bíblicos. Os principais profetas bíblicos são Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel. Todavia, são conhecidos como profetas menores Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. O seguinte exemplo foi tirado do livro de Ezequiel:

Depois de falar essa voz, o Espírito entrou em mim e pude escutá-lo. (Ez 2,2)

Este outro exemplo é do Novo Testamento:
Enquanto celebravam o ofício, disse o Espírito Santo: Escolhi Paulo e Barnabé para a obra que lhes vou encomendar. (At 13,2)

A tradição cristã herda do judaísmo esta tradição. No Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo inspirará em numerosas passagens aos apóstolos. Paulo falava do Espírito Santo em suas epístolas. Na primeira epístola aos Coríntios recomendava alcançar, pelo exemplo, o dom da profecia antes que o de línguas, por ser mais proveitoso (14:1).
A crença no dom da profecia do Espírito está refletida no credo cristão quando diz “... e que falou pelos profetas”.

O Espírito Santo na iconografia 


As principais imagens do Espírito Santo foram criadas para representar a Santíssima Trindade ou os episódios do Batismo de Jesus, da Anunciação ou Pentecostes.

Desde o século X era costume representar a Trindade com três formas humanas masculinas. Estas imagens conseguiram se firmar — em meio de discussões e interpretações de todo tipo — até o século XVI. Pode se ver, por exemplo, no retábulo maior da igreja do Convento de Miraflores de Burgos, Espanha, talhado por Gil de Siloé em fins do século XV, ou na pintura da Coroação da Virgem de Diego Velázquez (Museu do Prado, Espanha). Sem dúvida, o Papa Benedito XIV proibiu toda representação em forma humana do Espírito Santo no ano 1745.Desde então, passou-se a usar o símbolo de um pombo que é mencionada com motivo do Batismo de Jesus e que já se vinha usando largamente na arte: por exemplo, Piero della Francesca em seu Batismo (1440-45). O pombo aparece também em representações da Santíssima Trindade (Rafael Sanzio em Peruggia (1504), em representações de episódios do Novo Testamento (especialmente, na Anunciação a Maria) e nas cenas da vida de alguns santos (a Coroação da Virgem, Gregório Magno escreve inspirado pelo pombo ou são Remo recebe dela a crisma para batizar Clovis).
A forma de línguas de fogo mencionada nos Atos dos Apóstolos (At 2:3) é usada em representações do acontecido em Pentecostes. Todavia, as mais antigas pinturas de Pentecostes acrescentavam apenas um pombo (veja, por exemplo, o Evangeliário Siríaco do monge Rábula de Florença).


Símbolos 

O Espírito Santo é representado de diferentes formas:



  • Água: O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, já que a água se transforma em sinal sacramental do novo nascimento.



  • Unção: Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação o confirmando é ungido para prepará-lo para ser testemunha de Cristo.

  • Selo: é um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e falam da consagração do cristão.
  • A Mão: Mediante a imposição das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem o "Dom do Espírito".
  • O Pombo: No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pombo e posa sobre Ele.




  •      Nuvem e Luz: Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim desce sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra". No monte Tabor, na Transfiguração, no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.


  • Fogo: Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito. 

  • Hino 

    Na órbita do ano, 
    de fogo a flor viceja, 
    o Espírito Paráclito 
    descendo sobre a Igreja. 

    Da língua a forma assumem 
    as chamas eloqüentes: 
    Na fala sejam prontos, 
    na caridade,ardentes. 

    Já todos falam línguas 
    de todas as nações, 
    que embriaguez presumem 
    as santas efusões. 

    Tais coisas sucederam 
    após a Páscoa santa: 
    Não mais a do temor, 
    a lei do amor se implanta. 

    E agora, Deus piedoso, 
    vos pedimos inclinados, 
    os dons do vosso Espírito 
    na terra derramados. 

    Enchei os corações 
    da graça que redime. 
    Senhor, dai-nos a paz, 
    perdoai o nosso crime. 

    Louvor ao Pai e ao Filho, 
    e ao Espírito também: 
    Que o Filho envie o dom 
    do Espírito Santo. Amém. (Liturgia das Horas Laudes)