Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vocacionadas do Carmelo

Olá! Somos as vocacionadas do Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha em Natal – RN, e junto com as irmãs tivemos a idéia de montar um blog para partilhar, e também aprender e divulgar a espiritualidade Carmelitana. 

Denominado jardim, geograficamente uma cadeia de colina, este é o significado de Carmelo. A Ordem Carmelita em si tem sua origem do Monte Carmelo, que se eleva entre os confins da Galileia e Samaria na Palestina, atualmente Haifa, em Israel. Esta ordem nasceu por volta do ano 1200. Em 1562 Santa Teresa D'Ávila reformou o ramo feminino e, em 1568, com a ajuda de São João da Cruz, reformou também o ramos masculino.


A Virgem Maria do Monte Carmelo

Maria é o modelo e Mãe da ordem a ela consagrada. A Virgem Maria enche com sua presença a história da Ordem, ela é sem dúvida Mãe, Rainha e Formosura do Carmelo. Nossa Padroeira. 


Na Espiritualidade Carmelitana a figura de Maria é apresentada como Mãe e Modelo de perfeição evangélica. Portanto,


O Carmelo é todo de Maria!

Santa Teresa de Jesus 

Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha, em 28 de março de 1515. Ingressou no Mosteiro da Encarnação na mesma cidade, em 02 de novembro de 1535. Em 1562 tornou-se fundadora do Carmelo Descalço. Viveu profundamente a vida de oração á qual definiu como um trato de amizade com Deus. Era dotada de inteligência perspicaz, riqueza afetiva, capacidade organizadora e poder de convocação. Possuía um coração muito agradecido. Em 04 de outubro de 1582, morreu em Alba de Tormes. Foi beatificada em 1614 e canonizada em 1622. Graças a seus escritos espirituais o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970. “Totalmente habituada por Deus foi plenamente humana”.




Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

“ A Florzinha gentil do Carmelo”


Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face nasceu em Alençon, França.


Com 15 anos entrou para o Carmelo de Lisieux, França onde se distinguiu particularmente pela humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus.



Em 1927, foi proclamada padroeira das Missões e em 1997, o Beato João Paulo II, proclamou-a doutora da igreja.


Vocação ao Carmelo
A vocação da Carmelita Descalça é um dom do Espírito Santo, que as convida a uma “misteriosa união com Deus”, e em intimidade com a Bem-Aventurada Virgem Maria, a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja de Cristo.


Em conformidade com o ideal de Santa Teresa de Jesus ( Teresa D'Ávila ), as Carmelitas Descalças vivem sua vida contemplativa eclesial, em um clima que harmoniza a solidão e o silêncio com a comunhão fraterna de vida, à semelhança do pequeno “ Colégio de Cristo”, quem tem por centro amor do Senhor e por norma a caridade fraterna, juntamente com uma generosa abnegação evangélica.

E o que tudo isso nos leva a crer, que essa vida de clausura nos leva a Cristo de uma maneira bem radical que poucos estão dispostos a querer para si, é também pensar que nós, em nossa rotina do dia-a-dia, devemos não apegar-nos as coisas da terra, mas as coisas do alto, que não passam.

O Carmelo é um jardim verdadeiramente, onde Deus escolhe aqueles que o buscam sem limites. Buscar esta fonte de amor, Divino Deserto, que nos leva tão somente a Cristo, fazendo-se pequena aos olhos do homem e grande aos olhos de Deus. Que Deus sempre ilumine todas as irmãs para a perseverança nos motivando cada dia mais a esse ideal de vida.

O Mosteiro Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, está em construção por isso conta-se bastante com a ajuda, sendo elas em orações e com ajuda financeira para o término do mosteiro.

Contamos com as suas orações, que Deus abençoe a cada um, 
Flores do Carmelo.